sábado, 8 de janeiro de 2011

A tecnologia na educação


Podemos compreender a tecnologia como produto do avanço científico ou, seja métodos e técnicas utilizadas pelo homem a fim de tornar cômoda a vida do ser humano. Podemos tornar como exemplo a invenção da televisão que tinha como finalidade inicial o entretenimento e difusão dos acontecimentos ocorridos pelo mundo, hoje a televisão pode ser considerada uma grande aliada do professor no desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem, levando ao ar programas ou até mesmo canais educativos tais como: TV Escola, TV Educativa, canal Futura, etc.

Porém, é no inicio do século XXI que a educação ganha um enorme aliado de peso a promissora “internet” um sistema totalmente virtual que possibilita a comunicação de pessoas e comunidades inteiras entre si mesmo estando ambas a milhares de quilômetros de distâncias. Ferramenta esta que está revolucionando o modo de fazer educação em todo o planeta. Já são várias as universidades que ministram cursos superiores via on-line, inclusive universidades federais, uma vez que há um incentivo do governo nesse novo sistema de educação. Há também projetos piloto na região sul e sudeste no qual escolas já substituíram livros e cadernos por lep tops conectados a rede mundial (internet) para os alunos acompanharem as aulas.

É importante ressaltar que a fala humana, a escrita, o giz, o quadro negro, a fotografia, a revista, o cinema e os livros são também tecnologias relevante à educação. Faz sentido então lembrar que os educadores sem terem conhecimento vêm usando tecnologia na educação há muito tempo.


Um comentário:

Break Point Brasil disse...

MUITO BOM !

Também tenho um blog de tênis com uma promoção no arvalendo prêmios. Se puder colaborar, peço que participe e concorra você também. É fácil e rápido ! Caso participe, irei te seguir porque adorei seu blog !

breakpointbrasil.blogspot.com/
twitter : @breakpointbr